Hidratação, nutrição ou reconstrução para os cabelos

Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Como saber se meu cabelo precisa de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Esta é, provavelmente, a dúvida mais comum quando o assunto é cronograma capilar. Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Luiz Eduardo Moreira, gerente da unidade Jacques Janine, destaca que o que define a necessidade é a condição do fio: “se ele está saudável, as sessões são em menor número e, quanto mais danificados estão os fios, mais sessões serão necessárias. Mas, independentemente disso, os três procedimentos são indicados para todos os tipos de cabelo, uma vez que todo mundo passa por algum processo que pode vir a sensibilizá-los, sejam estes fatores climáticos (vento, poluição), sejam fatores químicos (alisamentos, colorações)”.

Para saber do que seu cabelo precisa mais, você deve analisá-lo: em que estado ele se encontra? Está quebrando? Sem brilho? Sem balanço? Fino? Com pontas duplas? Analise estes e outros pontos.

É fundamental também pensar por quais procedimentos seus fios já passaram: tintura? Alisamentos? Descoloração? Progressiva?

E, também, considerar se o seu cabelo é fino, liso, grosso, cacheado, oleoso etc.

É difícil falar em uma regra, mas as orientações abaixo podem ajudar você a perceber do que seus cabelos mais precisam no momento:

Cabelos sem brilho, armados, embaraçados, ressacados: certamente eles precisam de hidratação. E lembre-se: todo cabelo precisa de hidratação.

Cabelos com frizz, desalinhados e porosos: provavelmente precisam de hidratação ou umectação.

Cabelos muito finos, com pontas duplas e quebradiços: precisam provavelmente de reconstrução.

Lembrando que todo cabelo precisará de hidratação, de nutrição e de reconstrução em algum momento. Um cabelo que, hoje, precisa de muita hidratação, por exemplo, pode, daqui um ou dois meses, precisar de mais reconstrução.

Um fator importante é avaliar a porosidade do seu cabelo. O tipo de porosidade indica a capacidade que os seus fios têm de absorver água e também as substâncias (hidratantes, nutritivas) que você usa para tratar e cuidar deles no dia a dia. O ideal é o equilíbrio: nem muito e nem pouco poroso.

Se a porosidade está muito alta, significa que as cutículas dos fios estão abertas, então, você pode fazer tratamentos capilares, mas os fios nem sempre conseguem reter o que é necessário. Por outro lado, se a porosidade é muito baixa, as cutículas estão bem fechadas, também resistentes a tratamentos, já que não conseguem absorver as substâncias necessárias.

TESTE DE POROSIDADE

Para avaliar a porosidade dos seus cabelos, utilize o teste do copo: basta pegar um copo com água em temperatura ambiente e colocar um fio do seu cabelo limpo (sem nenhum produto) dentro, deixando ali por sete minutos.

Se o fio flutuou, você tem baixa porosidade. Com a cutícula bem fechada, seu cabelo está provavelmente resistente a cremes e óleos, não deixando os produtos penetrarem. Óleo e calor podem ser seus aliados. Quando for hidratar, tome banho quente para o vapor entrar e abrir sua cutícula, então aplique a máscara, depois, sele os fios com óleos como o de coco ou de abacate, por exemplo. Umectação constante é importante para ajudar a devolver o equilíbrio dos fios.

Se o fio afundou, você tem alta porosidade. Com as cutículas muito abertas, o cabelo absorve mais umidade do que é capaz de reter, além de ter mais dificuldade para reter as substâncias oferecidas em tratamentos. Esse tipo de cabelo geralmente tem textura instável, fica sem brilho, com frizz e facilmente embaraçado. Proteína neste caso é muito importante. Mas, claro, sem exageros, afinal, o excesso deixa o cabelo duro e leva à quebra.

Se o fio ficou no meio do copo, você tem porosidade normal. É o ideal, sua cutícula é ligeiramente elevada, permite, assim, que os tratamentos sejam absorvidos. Vale destacar que quem tem cabelos com porosidade normal não necessita de hidratação com tanta constância, já que os fios absorvem facilmente a umidade.


Fonte: DICAS DE MULHER. Beleza. Disponível em <https://www.dicasdemulher.com.br/cronograma-capilar/>. Acesso em 05 de abr.2017.



Olá! Posso ajudar? Clique abaixo para enviar a sua mensagem para o nosso WhatsApp!

Atendimento Online!